10 BONS MOTIVOS PARA IR AO NUTRICIONISTA

Você pensa que ir ao nutricionista é só para emagrecer?

Em crianças entre 5 e 9 anos de idade e entre adolescentes, a frequência do excesso de peso praticamente triplicou nos últimos 20 anos, alcançando entre um quinto e um terço dos jovens. Em adultos, o excesso de peso vem aumentando continuamente desde meados da década de 1970 e, no momento, é encontrado em cerca de metade dos brasileiros. Nos últimos seis anos,  a frequência de pessoas com excesso de peso aumentou em mais de um ponto percentual ao ano, o que indica que, em cerca de dez anos, o excesso de peso poderá alcançar dois terços da população adulta do Brasil, magnitude idêntica à encontrada na população dos Estados Unidos.

Já é bem sabido que o excesso de peso pode provocar o aparecimento de doenças crônicas, como Diabetes, Hipertensão Arterial e Doenças cardiovasculares.
Mas não é só isso! Existem inúmeros benefícios em seguir uma alimentação adequada. Listamos abaixo dez bons motivos para você procurar um nutricionista, mostrando o poder da Nutrição a todos que buscam qualidade de vida e bem estar.

1) Imunidade em alta

O Sistema Imune é alvo de diversos fatores que, desde a vida intrauterina, podem comprometer nosso estado de saúde. Ele age com a finalidade de defender nosso organismo de agentes infecciosos que existem no ambiente (vírus, bactérias, fungos, parasitas, protozoários e corpos estranhos) que podem nos causar doenças.

Uma alimentação balanceada, rica em nutrientes com propriedades anti-inflamatórias e que promovam o aumento da resposta imune, é fundamental para nos proteger contra infecções. Se as pessoas tivessem o hábito e a preocupação de procurar um nutricionista para montar um cardápio saudável, teriam muito menos incidência de doenças causadas por vírus e bactérias.

 

2) Criança bem alimentada

A partir dos 6 meses, seu filho já deverá receber uma alimentação complementar, que contribuirá para o fornecimento de energia, carboidratos, proteínas e micronutrientes necessários para seu crescimento saudável. Um nutricionista pode ajudar diretamente no seu desenvolvimento! Todas as fases da vida têm suas particularidades nutricionais que devem ser priorizadas e alguns nutrientes, como o cálcio e o ferro, por exemplo, são fundamentais nesse processo. Cada criança tem sua individualidade e alimentação equilibrada, sem excessos de gordura e açúcar, é primordial na prevenção de problemas futuros.

 

3) Em paz com a balança

Se o excesso de peso é o problema, o acompanhamento com um nutricionista pode eliminar a gordura extra e ensinar você a comer direito, elaborando um Programa de Reeducação Alimentar Individualizado de forma que você nunca volte a engordar, evitando aquele efeito sanfona proveniente de dietas “da moda”. Maus hábitos alimentares geram excesso de peso e são a maior ameaça à saúde pública mundial. A obesidade é considerada a doença do milênio, constituindo a principal causa de mortes no mundo. O nutricionista é o profissional capacitado para fazer uma avaliação individualizada e recomendar a dieta ideal para cada caso, colaborando para evitar o aparecimento de doenças crônicas não transmissíveis.

 

4) Gestação saudável, bebê saudável

A gravidez é um período único na vida de uma mulher e requer necessidades nutricionais adequadas para uma gestação segura tanto para a futura mamãe quanto para o bebê que está por vir. O estado nutricional materno pode interferir no crescimento e desenvolvimento do feto. A adequação de nutrientes e o ganho de peso adequado são fundamentais para uma evolução positiva da gestação, evitando o surgimento de doenças, como a obesidade, o diabetes gestacional e a má formação do feto.

 

5) Energia a todo vapor

Está se sentindo cansado ou sem pique para realizar as atividades do dia a dia? Dê uma olhada na geladeira, nos armários da cozinha e, por fim, no seu prato de comida. Uma simples garfada carrega a resposta para o desânimo, como uma quantidade certa de carboidratos, que na dose certa, não oferecem risco para a dieta. Através de uma alimentação balanceada, nos tornamos mais produtivos no trabalho, com mais disposição para executar as tarefas cotidianas, sem estresse. A autoestima também melhora a partir do alcance do peso desejado. Isso acontece porque suprimimos determinados nutrientes, que podem causar cansaço, desânimo e até depressão. O nutricionista ajuda você a desfrutar da alimentação em todo momento, obtendo simultaneamente: nutrição, segurança e prazer.

 

6) Mexa-se

Outro benefício das técnicas de nutrição está totalmente relacionado à prática de atividades físicas. O corpo colhe resultados quando há uma alimentação equilibrada em nutrientes. Praticantes de atividades físicas ou atletas conseguem atingir um melhor desempenho e condicionamento físico quando recebem orientação nutricional. Cada modalidade esportiva requer um programa individualizado, com o objetivo de suprir as necessidades calóricas e nutricionais, visando sempre ótimo desempenho físico e manutenção da saúde.

 

7) Comendo bem sem culpa

Tem medo que sua alimentação fique restrita e sem graça consultando um nutricionista? Ele indicará refeições que combinam com seu perfil, auxiliando na mudança do comportamento alimentar. Caso você tenha alguma restrição alimentar por conta de alguma doença, o nutricionista o ajudará a fazer as melhores opções de substituição, com receitas práticas, saudáveis e prazerosas. Se você é do tipo que não gosta de cozinhar, prefere comer na rua e não quer se preocupar com comida, o nutricionista irá orientá-lo como usufruir deste prazer sem culpa ou estresse!

 

8) Intestino funcionando com um relógio

Seu intestino funciona regularmente? Costuma ter gases frequentemente? Todos nós temos em nosso intestino bactérias boas e ruins. As bactérias boas devem estar em maior quantidade, para uma boa defesa imunológica, produção de serotonina e ótima absorção de nutrientes provenientes da dieta ou da suplementação. Porém, a maior das pessoas tem disbiose, um, desequilíbrio nas bactérias intestinais, podendo provocar constipação, diarreia e o aparecimento de doenças infeciosas. Um nutricionista poderá ajuda-lo a melhorar estes distúrbios, fortalecendo seu sistema imunológico e deixando seu intestino funcionando como um reloginho!

 

9) Pele, cabelos e unhas fortes e saudáveis

Sua pele tem tendência à acne ou é ressecada? Seus cabelos caem com frequência? E suas unhas, são frágeis, quebram muito? Pele, cabelos e unhas necessitam de cuidados especiais para se tornarem saudáveis. Os cabelos, por exemplo, necessitam de diversas vitaminas e minerais para crescerem bonitos e sedosos, como a Biotina, a vitamina D, o Cálcio, o Zinco e o lodo. Você já ouviu falar em Silício? O Silício orgânico estimula a síntese das fibras de sustentação da pele – tais como o colágeno e a elastina – proporcionando tonicidade aos tecidos.

As unhas também refletem o estado nutricional do indivíduo. Unhas quebradiças podem ser por deficiência de cálcio. Tratamentos realizados por esteticistas ajudam, mas não resolvem a causa do problema. Se não houver uma alimentação adequada, sob orientação de um nutricionista, o resultado pode não ser o esperado.

 

10) Melhor idade e longevidade

A longevidade saudável é, sem dúvida, um trunfo. A melhor idade pode aproveitar ainda mais seus benefícios através de uma nutrição adequada para melhorar a qualidade de vida. Alterações fisiológicas inerentes ao processo de envelhecimento ocorrem de maneira particular em cada indivíduo. Perda de peso e massa muscular, fadiga e sistema imune vulnerável são situações comuns, mas podem ser bastante atenuadas por meio de alimentação balanceada, onde a suplementação com antioxidantes poderá ser necessária. O envelhecimento ativo e saudável é o grande objetivo nesse processo e o nutricionista com certeza será um grande aliado.

CURSOS


MAIS CURSOS



Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber informações relevantes sobre eventos e cursos sobre Nutrição Funcional.

  |